Como manter seus revendedores ativos, comprando todos os meses

O crescimento da base de revendedores é um indicador de performance muito importante para empresas que escolhem a venda direta (ou porta-a-porta) como canal de distribuição dos seus produtos ou serviços. Sabemos que encontrar novos revendedores pode ser um desafio, afinal, a concorrência está grande. Isso sem falar que não basta somente conseguir atingir um volume de pessoas de forma aleatória para a sua base, mas elas devem, minimamente, preencher alguns requisitos mínimos. 

Além do interesse em ter uma renda extra, essas pessoas devem ter um perfil adequado para revender o seu produto. Essas características é você quem define e elas devem fazer parte do processo de análise no processo de aquisição dos novos revendedores que vão representar sua marca lá na ponta, junto ao cliente final.

Mas, trazer novos revendedores não basta. É preciso mantê-los ativos, afinal, você quer e precisa que ele venda todos os meses.

Sabemos que quem trabalha com venda direta costuma atuar com mais de uma marca ao mesmo tempo.  Isso pode acontecer por vários motivos: alguns revendedores querem ter um portfolio de produtos variado, para dar mais opções para seus clientes; outros, preferem priorizar as marcas que oferecem mais vantagens e promoções naquele mês; não importa o motivo, mas fato é que essa é uma característica desse mercado de venda porta-a-porta. 

Mas e, então, como fazer com que seus revendedores priorizem os seus produtos, e não os dos concorrentes, na hora da venda?

Ofereça incentivos:

Desenvolva promoções, programas de incentivos, pontuação, indicações, premiações. Os estímulos financeiros também fazem parte do jogo e devem ser considerados e utilizados para motivar os revendedores e estimular, cada vez mais, as vendas. 

Facilite o processo de venda do revendedor:

Deixe seus revendedores fazerem o que eles sabem: vender. 

Pra isso, você deve facilitar ao máximo o processo de venda, dando toda assistência necessária para que eles façam cada vez mais gols.

Isso significa que manter o foco na venda é a única preocupação que eles devem ter e não devem dispersar a atenção com outros assuntos, como marketing, por exemplo.

Por isso, quanto mais elementos você entregar para seus revendedores, mas efetivo ele será na venda: faça treinamentos de produtos, crie os argumentos de venda, crie novas promoções, desenvolva os materiais de suporte a venda, crie posts para as redes sociais e deixe tudo disponível para seus revendedores de forma fácil, para ser acessado a qualquer momento.

Construa e mantenha uma comunidade:

Mantenha a conversa viva com seus revendedores e um canal aberto para troca de experiências. Procure entender quais são os assuntos mais relevantes e de interesse desse público e os pontos de contato mais eficientes para manter a comunicação viva e constante. 

Toque o coração dos seus revendedores e esteja sempre presente. Faça uma seleção de quais assuntos podem fazer diferença na vida dessas pessoas para mantê-las engajados todo o tempo: conteúdos sobre produtos, sobre vendas, treinamentos, palestras com convidados e uma rede apoio para troca de experiências entre revendedores. 

Busque os canais mais adequados para esse público e adote na comunidade: grupo de whatsapp, e-mail, redes sociais, comunidade fechada, área logada. 

Lembre-se que seus revendedores também são seus clientes. Ouça o que eles têm a dizer, busque formas de ajuda-los a vender, dê incentivos, crie uma relação de confiança.

Ações como essas podem te deixar ainda mais relevante e ajuda-lo a se destacar no meio de tantas marcas que, assim como você, disputam a atenção e, mais do que isso, a fidelidade desses elementos tão importantes para o resultado da sua empresa. 

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