Principais indicadores de sucesso da venda direta

Muitas empresas já adotaram o sistema de venda direta pelas diversas vantagens que ele apresenta. É um modelo de custo relativamente baixo, que não precisa de uma estrutura física para funcionar. Também vem sendo utilizado como forma de expandir a marca de fabricantes e distribuidores para outras cidades e estados, proporcionando a possibilidade de alcance nacional e não somente local.

O fato de escolher o sistema de venda direta para o crescimento de um negócio não significa, necessariamente, que isso vai acontecer de forma automática. É preciso fazer um planejamento, envolver uma equipe qualificada, desenvolver operação e comunicação adequados e ter foco. Sem isso, não existe mágica.

Tão importante como todos os pontos acima, é definir os indicadores que vão te ajudar a mensurar se sua operação está sendo bem-sucedida ou se precisa de ajustes. A dinâmica do mercado atual, com concorrência acirrada e mudanças rápidas, exige que as empresas se autoavaliem o tempo todo, revisando seus negócios, se desapegando do que não funciona mais e adotando novos direcionamentos, se necessário.

Principais indicadores de vendas diretas:

Destacamos, abaixo, os 05 (cinco) principais indicadores que ajudarão você a entender se está seguindo na direção certa ou se mudanças de rota precisam ser feitas para seguir crescendo com o canal de venda direta.

Todos os dias, você precisa acompanhar cada um desses números:

Acompanhamento diário de vendas 

– valor de vendas, em reais, realizadas no dia anterior e acumulado do mês;

– transações (quantidade de vendas) realizadas no dia anterior e acumulado do mês;

– ticket médio de vendas (divisão das vendas pelas transações), em reais.

Representatividade do canal frente a outros canais de vendas utilizados pela empresa

– valor de vendas em reais do canal de venda direta dividido pelo valor total de vendas, em reais, realizadas no dia anterior e acumulado do mês;

– transações (quantidade de vendas)  do canal de venda direta realizadas divididas pelas transações totais de vendas da empresa, no dia anterior e acumulado do mês;

– comparar o ticket médio do canal de venda direta com o ticket médio dos demais canais de vendas da empresa.

Crescimento da base de novos revendedores

– quantidade de revendedores novos que entram, por dia, na base;

– você, também, pode acompanhar a taxa de conversão de revendedores, fazendo a seguinte conta: quantidade de revendedores novos que entra por dia, na base, dividida pelo número de pessoas que entram em contato, interessadas em revender seus produtos.

Taxa de ativação dos revendedores atuais

– do total de revendedores na base, quantos estão vendendo realmente;

– dividindo o número acima pela quantidade de revendedores existentes na base, independente da venda, você terá a taxa de ativação. No mercado, a taxa de ativação média, considerada boa é de 30%; caso a sua taxa esteja abaixo desse valor, estabeleça objetivos de crescimento dia-a-dia, mês-a-mês. 

Churn – taxa de saída/ desistência de revendedores da base

– acompanhe a quantidade de revendedores que saem da sua base e divida pelo número total de revendedores existentes. 

Ao acompanhar esses números, você estará apto a formar uma base de dados para acompanhamento da performance da sua operação de venda direta. Não precisa se preocupar com sistemas super complexos, uma planilha de excel resolve muito bem essa necessidade, em um primeiro momento. Mais do que se preocupar com banco de dados, ter visibilidade dos seus números e manter o controle é mais importante.

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