Venda direta: como funciona e vantagens para o seu negócio

Diversas empresas, de todos os tamanhos, têm encontrando no canal de venda direta uma excelente alternativa para vender seus produtos e serviços.

A venda direta é um modelo de negócios que ajuda as empresas a venderem sem a necessidade de ter uma loja física. Toda a venda é feita diretamente para o consumidor final por meio de empreendedores autônomos, também chamados de revendedores, consultores, entre outros termos. Também conhecido como venda porta-a-porta, é um canal que apresenta muitas vantagens e vem sendo muito usado pelas empresas para chegarem até seus clientes. 

O canal tem sido adotado por negócios de diversos segmentos. Tanto fabricantes e distribuidores de produtos como empresas de serviços têm adotado a venda porta-a-porta para vender produtos de beleza e cosméticos, roupas, acessórios, alimentos, utilidades domésticas, livros, produtos do segmento pet, cestas de produtos orgânicos e até mesmo internet e telefonia, cursos de inglês, entre tantos outros.

Como funciona

Uma vez que o fabricante ou distribuidor decide adotar o canal de venda direta, ele precisa buscar uma rede de revendedores. Normalmente, ele disponibiliza um canal para que pessoas físicas e/ou jurídicas se cadastrem para revender, pela internet, telefone ou aplicativos de mensagem. Alguns fabricantes realizam uma análise de crédito dos cadastrados, de acordo com os critérios que adota para o canal. Isso ocorre, porque alguns fabricantes não exigem o pré-pagamento dos produtos por parte do revendedor, dando prazos mais longos para pagamento das mercadorias que serão revendidas.

O fabricante, então, define o preço de custo dos produtos, os valores de comissão e o prazo de pagamento que será dado aos revendedores. No mercado, existem modelos de comissão bem diversificados para revendedores, que variam de 15% a 50% do preço final do produto.

Quais são os modelos de venda direta?

O modelo de venda direta tem adaptado, ao longo do tempo, acompanhando as evoluções tecnológicas e demandas de mercado.

Hoje, é possível atuar tanto com o modelo de venda porta-a-porta tradicional, em que o revendedor entrega os produtos pessoalmente para o cliente como com o modelo on-line, em que o cliente recebe os produtos diretamente em casa.

Porta-a-porta
(venda por catálogo)
Porta-a-porta
(pronta entrega)
Venda on-line
EstoqueRevendedor ainda não possui um estoque e divulga o catálogo de produtos para o cliente (pessoalmente ou envia por mensagem/ e-mail).Revendedor compra um estoque de produtos do fabricante e divulga para seus clientes (pessoalmente ou envia por mensagem/ e-mail).Revendedor não precisa ter um catálogo ou estoque de produtos; seu cadastro já está conectado a um link personalizado* da loja on-line do fabricante;

*link personalizado: é um link do e-commerce do fabricante ligado ao cadastro do revendedor
PedidoCliente faz o pedido dos produtos para o revendedor.

O revendedor envia o pedido para o fabricante/ distribuidor.
Cliente escolhe os produtos do estoque, disponíveis para pronta entrega. Revendedor divulga o link personalizado para o cliente.

O cliente acessa o link, escolhe os produtos, colocar no carrinho e faz o pagamento on-line.
EntregaFabricante/ distribuidor envia produtos para o endereço do revendedor.

Revendedor entrega para o cliente.
Revendedor entrega os produtos do seu estoque diretamente para o cliente.O cliente recebe os produtos diretamente no seu endereço.
PagamentoCliente paga revendedor e, então, revendedor paga o fabricante.Cliente paga revendedor.

O revendedor não precisa pagar nada mais ao fabricante, pois já pagou no momento do pedido, para formar seu estoque. 
O pagamento dos produtos já foi feito on-line, no momento da compra.

A venda gera, automaticamente, comissão de vendas para o revendedor, que recebe o valor do fabricante em sua conta ou uma conta digital.

É importante sempre lembrar que o revendedor será mais um cliente da sua empresa. É preciso prezar para que a operação atenda as necessidades desse sistema, mas entender que a comunicação e o atendimento ao revendedor são cruciais para fazer esse modelo ser bem-sucedido. 

Afinal, quais são as vantagens?

Atuar com um modelo de venda direta traz muitas vantagens, não só para os fabricantes e distribuidores como, também, para todo o restante da cadeia, que inclui revendedores e clientes finais.

Vantagens para fabricantes e distribuidores de produtos:

  • Baixo custo: não precisa se preocupar em montar uma loja física para vender os produtos e, portanto, não é necessário arcar com custos como alvará de funcionamento, aluguel, água, luz, manutenção, salários de funcionários e todos os encargos envolvidos;
  • Maior alcance: possibilidade de expandir sua marca para outras cidades e estados do Brasil, além de seu lugar de origem.

Vantagens para os revendedores: 

  • Facilidade: muitas pessoas recorrem à venda direta devido à baixa complexidade que essa modalidade apresenta, pois não é necessário ter um conhecimento técnico ou específico para vender; basta se cadastrar e começar;
  • Flexibilidade: quem trabalha com venda direta faz o seu próprio horário; 
  • Renda extra: muitas pessoas começam a revender produtos para ter uma segunda fonte de renda; trabalhando com dedicação, a renda extra pode crescer e se tornar a renda principal da casa.

Vantagens para o cliente final:

  • Comodidade: o cliente não precisa se deslocar até uma loja para comprar, basta pedir os produtos e receber em casa;
  • Comunidade: o cliente escolhe comprar de pessoas do seu círculo de confiança – parentes, amigos, vizinhos – ajudando a comunidade à sua volta a crescer e se desenvolver.

Antes de adotar o sistema de venda direta na sua empresa, é importante fazer uma análise mais profunda sobre como ele se adequaria ao mercado em que você atua, se seus concorrentes utilizam esse canal de vendas e como ele poderia contribuir para o crescimento do seu negócio. 

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: